quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mais uma vez, o trânsito.

O trãnsito de Curitiba é o pior de todos os que já passei.

Ok. Eu já reclamei disso aqui várias vezes, mas eu preciso mesmo falar novamente.

Vou dizer porque é o pior trânsito de todos e depois vamos concluir de quem poderia ser a culpa dessa desgraça que desafia motoristas todos os dias.

1.Em Curitiba temos ruas e avenidas largas, em sua maioria bem asfaltada e sinalizada. Curitiba é uma das cidades mais bonitas que já morei. É limpinho, bem sinalizado, asfalto novo, arvores... Mas como nem tudo são flores e como todo o trânsito tem que ter, temos semáforos. Sim, semáforos. Qual o problema? O problema é que o engenheiro de tráfego deveria ser chamado de GÊNIO de tráfego, pois os únicos semáforos sincronizados que existem aqui estão na Visconde Guarapuava e na Avenida das Torres. Se precisar, por exemplo, cruzar a Linha Verde (já falo dela) num horário de pico, você está fudido e mal pago. Quando abre um, está fechando o próximo e o seguinte está abrindo. GENIAL seu engenheiro de tráfego.

2.Motoristas perdidos. Esta é uma espécie em plena reprodução. Com as vendas de carros novos explodindo por aí, existe uma quantidade imensa de animaizinhos fazendo auto-escola para tirar carteira. Mas nesse caso o problema não é o pessoal com os carros de auto-escola, eles estão aprendendo, obviamente existe uma certa dificuldade, até pegar o jeito da "coisa". Problema mesmo torna-se quando boa parte deste pessoal que recém tirou carteira ganha um carro do pai ou compra um novo. Eles não sabem onde vão, anda por aí arrastando-se no trânsito, deixando tudo lento. Quando encontram um radar/pardal (que não são poucos em Curitiba) com velocidade permitida de 60km/h eles quase param o carro e descem para empurrar. Já ví neguinho acabando com o trânsito enquanto passava num radar desses a menos de 30km/h! Mas os perdidos não se resumem apenas aos menos escolados em matéria de trânsito, entre eles estão aqueles que saem de carro uma vez por semana e o pessoal que vem de outras cidades, até da região metropolitana, mas estes aí até rola dar um desconto, afinal, não conhecem a cidade. Só escolham outra hora pra fazer turismo, menos durante a semana em horário comercial.

3.Eu não sei, não consegui entender qual é a maldita vantagem que um ignorante desses tem em não te dar passagem. Como citado dia desses no Sinal Vermelho CWB, os exígimios pilotos que brotam no trânsito Curitibano não dão passagem para ninguém em hipótese alguma. Se você precisar sair de um fila para outra, sair de uma rua e entrar em outra ou ainda, sair de um pátio para a rua é preciso esperar o fluxo do trânsito acabar ou diminuir para sair, caso o contrário, não te dão passagem. Hoje mesmo, de casa até o trabalho que são apenas 8km eu devo ter pedido espaço pelo menos umas cinco vezes e nenhuma delas me deram. Pelo contrário, quando você dá seta os geniais motoristas aceleram. Eles pensam o que?! Que vale pontuação não dar passagem?! Que se chegarem ao semáforo antes que você eles ganham um bônus no final da fase?! Eles estão jogando Mario Kart no trânsito e ninguém me avisou?! Não te atrasa em nada o fato de você dar passagem para alguém. Mesmo que você não dê passagem agora, alí na frente vai ter algum barbeiro empatando o trânsito e vai todo mundo ficar na mesma merda de qualquer forma...

4.Pedestres. Sim, eles nunca são lembrados quando discutimos trânsito, mas eles estão lá, eles são onipresentes, eles podem amaldiçoar o seu dia. Realizem a cena: O sinal está fechado, você está ali paradinho, aguardando anciosamente a luz verde acender e quando acende tem um pedestre infame cruzando a rua na maior paciência do planeta, como se estivesse no MON apreciando uma linda obra de arte. Aí você ameaça partir e o campeão ainda te olha torto como se você devesse ficar ali admirando o desfile daquele merda. Porra! Eu só tenho uma conclusão para um animal desses, ele jamais teve ou terá um carro na vida. Não tem outra explicação. Porque se eu estiver caminhando pelo centro ou qualquer outro lugar, eu respeito a porcaria da sinalização e cruzo a rua rapidamente, pois não quero foder ainda mais a porcaria do nosso trânsito. Tem aqueles que até te xingam, fazem sinal com a mão, mandam tomar no cú. Tomar no cú você, pedestre maldito que empata ainda mais o trânsito.

5.Complexo de Senna. Existem motoristas que se arrastam no trânsito, como os citado no tópico 2 e existem os motoristas que sofrem de algo que eu chamo de Complexo de Senna. Estes são aqueles que acham que estão numa corrida e nem é Mario Kart. Eles estão voando baixo com suas máquinas 1000 cilindradas em alguma pista da F1. Você está lá, seguindo o fluxo tranquilamente quando derrepente surge no seu retrovisor alguém prestes a "entrar" na sua traseira, vindo feito um psicopata babão. A cabeça deste campeões do trânsito deve praticamente um patê de merda, porque se uma criatura dessas não tem noção de velocidade ele obviamente não tem a mínima noção do risco que ele cria no trânsito. Sem contar que estes apressadinhos de uma figa, além de representar alto risco de acidente no trânsito, acabam deixando ele mais lento ainda, pois apavoram os menos experientes e fazendo com que eles dirijam ainda mais de vagar, ou até simplesmente parem no meio do trânsito para os ligeirinhos passarem.

6.Galera da sonzera. O grande problema desta espécie muito presente em bairros menos abastados e também nos finais de semana da avenida Batel (que é um caos) e Parque Barigiui, não chega ser tanto a dirigibilidade, apesar de alguns se enquadrarem amplamente em todos os perfis acima citados. O diferencial deles é a quantidade de cornetas instaladas no automóvel. O meu carro possui um bom equipamento de som. Eu gosto de música e gosto ainda mais de escutar quanto se tem qualidade de audio, por isso possuo um bom som, com direito a módulo de potência e um pequeno subwoofer para reforçar os graves. Isso não quer dizer que quando eu resolver escutar música no meu carro, todo mundo que está no trânsito precisa escutar a minha música comigo. Apesar de ter um som relativamente forte no carro, eu escuto música baixa, música num volume para eu escutar. Se o som é forte, não porque quero que todo mundo saiba o que escuto, se é forte é porque eu quero qualidade de audio. Mas aí algum desgraçado inventou a porcaria da corneta. Meu Deus, como eu queria poder dar uma surra no maldito que inventou a corneta. Por conta dele, quando estamos no trânsito somos obrigados a escutar os mais diversos lixos músicais da face da terra. Por que diabos um maldito desses precisa por tantas cornetas no carro? Por que diabos esse desgraçado nos obriga a escutar a porcaria da qual eles está habituado a escutar?! Hein, meu Deus?! Por que?! POR QUE?! Tenho um amigo, na verdade vários possuem bom som no carro, mas tem um em especial que tem um som no carro dele que vale mais que o meu carro e nem por isso ele obriga geral escutar o que ele quer. Ok, eu também não entendo o porque desse exagero dele, mas pelo menos ele não coleciona cornetas, cds de funkão e nos obriga a escutar tudo aquilo. Se eu quiser que os outros saibam o que estou escutando, eu mando um Blip, beleza?

7.Linha Verde. Um dos projetos mais bonitos já criados em Curitiba nos ultimos tempos. A Linha Verde é a revitalização da BR 116 que cruza Curitiba e liga os estados do sul e sudeste. A idéia da linha verde é em principio, ótima. Antes aquilo era uma buraqueira de pista dupla, sem sinalização e sem travessias, era um caos. Agora não! Agora é uma via linda, com canteiros centrais e laterais, com quatro pistas de cada lado, tudos de onibus, bem sinalizada, iluminada e que é um caos. Opa! Como assim caos?! Porque não existem trincheiras na Linha Verde. O sensacional engenheiro que projetou isso não teve a capacidade mental de por trincheiras para cruzar de um lado para o outro, então continua a mesma merda para cruzar, com a diferença que antes era um semáforo de cada lado, agora são 3, 4 semáforos, ou seja, virou uma merda. Qualquer horário durante o dia, se for cruzar a Linha Verde, tenha paciência e leve o Tetris do seu filho, vai ser muito útil para matar o tempo, afinal, além da coleção de semáforos para cruzar, eles são todos fora de sincronia (ooooi engenheiro de tráfegoooo!) e o povinho mal educado da porra nesse trânsito lindo nao te deixa passar. O mais bonito da Linha Verde é que além do enrosco dos semáforos, as pessoas que vem dos bairros e querem seguir no sentido sul ou norte da via acabam fazendo conversões proibidas para isso e quando fazem essa cagada, ficam parados, no meio do cruzamento, fodendo a paciência de quem só quer cruzar a Linha Verde e ir feliz para o seu lar. Como pode? A Linha Verde é um caos completo, além de um projeto extremamente burro, proporciona ainda os motoristas mal educados de Curitiba para foder com a sua paciência. Mas fora isso tudo, o projeto é lindo.

Resumindo:

Por mais educado que você seja e tente ser no trânsito Curitibano, você não consegue dirigir nessa cidade se não ficar alguma cagada no trânsito. Ou por culpa dos braços curtos que compram cada vez mais carros ou por conta da genialidade da prefeitura que não faz com que as vias funcionem direito. Eu já morei nas três capitais do Sul, já estive um muitas, muitas mesmo, cidade dos três estados, viajo desde os 18 anos para todos os lados e quase sempre viagens longas e nunca, nunca na minha vida, estive num trânsito tão ruim tão burro, tão ignorante, quanto o trânsito de Curitiba.

Amo essa cidade e não troco ela por nenhuma outra. A cidade é linda, é limpa, tem atividade cultural fortíssima, mas o trânsito, puta que pariu hein... Mais educação e gentileza, minha gente! Esse melhoraria imensamente as nossas vidas nessa cidade linda.

-----------------------------------------

Abraço pros companhêro.

7 comentários:

  1. Eeeeeita!

    Estou há 2 anos e meio fora daí mas vejo que a coisa tá feia mesmo! Motorista ruim tem em todo lugar, né, mas Curitiba parece que concentra boa parte deles! rs
    Apesar de tudo isso, morro de saudades de dirigir aí, acredite... =)

    ResponderExcluir
  2. Ah deixa de ser chorão! Reclamar do trânsito em Curitiba é como reclamar da chuva ou do calor. :P

    Passe uns tempos dirigindo em São Paulo ou no Rio e volte bem feliz para Curitiba. :)

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, como de costume! Roger, parabéns.... quero comentar os itens 6 e 7, em particular.

    A questão da "sonzeira" de fato não dá. É em qualquer lugar. Moro em bairro central, de alto padrão, e a galera passa com som de noite, de dia (fim de semana), a toda, acorda a galera, em parques da cidade como Barigui é a mesma coisa.. alguém toma providencia? Polícia multa? Não... e de fato isto não combina com uma imagem ecológica.

    A situação da Linha Verde de fato é outra palhaçada... parece que tudo piorou. Fiz um vídeo de um mega ultra congestionamento tomando praticamente toda a Linha Verde, vou mostrar em breve...

    Valeu! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. nem li. só pra dizer que eu não sou a única que escreve muito.

    (hahaha)

    ResponderExcluir
  5. olha, tio. dirigir em curitiba é um inferno, mas tenta com um fusca. tenta ser uma MENINA num fusca. eu não consigo sair da minha garagem, eu não consigo entrar na BR, eu mal consigo cruzar as ruas em que a preferência É MINHA.

    já bati essa porcaria de tudo que foi lado... nego não respeita. tô quase comprando um hummer, pq olha. DIFÍCIL.

    ResponderExcluir
  6. Já tive 3 Fuscas, estou indo pro 4º e não tive problemas em dirigi-los, ou seja... hahahahahahha...

    Mas realmente, o povo não respeita ninguém, não dá passagem, é uma coisa porca... E respeitam ainda menos se perceberem que uma mulher. Lamentável.

    ResponderExcluir
  7. Comentando...
    #3 - Comecei a reparar de uns tempos para cá que a maioria dos motoristas que não dão passagem são FÊMEAS. Por favor, repare nisso e depois me diga se tenho razão... Elas se enfiam de maneiras absurdas, não dão sinal nenhum e ficam bravas se você não vê. E, na boa, se a mulher fica putinha eu nao dou passagem mesmo huahuahua...
    #4 - Concordo em termos. Os pedestres se prevalecem da condição... Só que eu paro em travessias elevadas e blá e frequentemente escuto buzinasso.
    #7 - Linha Verde não tem trincheiras ainda. Aposto que logo inventam de construi-las e fodem a vida, como fizeram na Avenida das Torres com a Rui Barbosa. Desviaram o trânsito por meeeeeses e agora tá lá, ainda sem uso.

    E meus caros... Toda mulher fica brava quando dizem que mulher é barbeira... Homem quando faz merda dá PT no carro. Mulher quando faz bobeira continua dirigindo como se nada tivesse acontecido e ainda fica histérica se acontece alguma coisa.

    Gosto de dirigir mas ultimamente tá phoda.

    ResponderExcluir